O aneurisma é hereditário? Conheça os fatores de risco de quem tem histórico da doença na família
Um aneurisma é uma protuberância como um balão em um vaso sanguíneo. Podem ocorrer em qualquer artéria do corpo, como as do cérebro, coração, rim, abdômen e nos membros.
A maioria das pessoas com aneurismas cerebrais não têm familiares próximos com essa condição. Mas um estudo de referência descobriu que 1 em cada 5 pessoas com aneurisma cerebral tem um histórico familiar.
As pessoas destas famílias podem ter, sim, mais chances de desenvolver um aneurisma do que o restante da população.
Fatores de risco para o desenvolvimento de aneurismas:
- ter um parente de primeiro grau (pai, irmão completo ou filho) com aneurisma cerebral
- ter mais de 30 anos
- mulheres têm prevalência um pouco maior
- consumo de álcool e cigarro em excesso
- hipertensão
Quais são os sintomas de um aneurisma?
A maioria dos aneurismas são pequenos e não se rompem, assim como não apresentam sintomas até que atinjam maiores tamanhos ou se rompam.
Quando não se rompem, eles podem pressionar tecidos, órgãos e nervos próximos a eles.
Nos casos dos aneurismas cerebrais, podem causar dores de cabeça inconclusivas, muitas vezes de difícil diagnóstico. Em casos de aneurismas abdominais, podem levar a dores abdominais e alterações nas funções intestinais.
Aneurismas em membros podem causar dificuldades na locomoção e inchaço na região, em função da compressão causada pelo aneurisma nos tecidos próximos.

Aneurisma cerebral é uma doença grave. Apenas 2/3 dos pacientes sobrevivem, e cerca de metade dos que sobrevivem permanece com sequelas importantes que comprometem a qualidade de vida. – Dr. Drauzio Varella
Um dos sintomas comuns de aneurismas relativamente grandes é a sensação de que há um novo coração na região afetada. Isso se deve pela formação de uma massa pulsátil e expansiva.
O que acontece quando um aneurisma se rompe?
Aneurismas rompidos ou com vazamento geralmente causam uma dor súbita e intensa e uma queda abrupta da pressão sanguínea causada pela hemorragia. A dor de cabeça pode ocorrer com um torcicolo e sensibilidade à luz, náuseas, vômitos e perda de consciência.
Quando o sangramento é abundante, pode ser fatal. Por isso, é importante manter uma rotina de exames e acompanhamento com o médico profissional.
Como se identifica um aneurisma?
O médico especialista capacitado para a avaliação, tratamento e cirurgia de aneurismas cerebrais é o neurocirurgião.
Os aneurismas são identificados pelos exames de ultrassonografia vascular, angiotomografia e a angiorressonância magnética.
Se um aneurisma for encontrado, o especialista trabalhará com você para determinar o tipo de tratamento que deve ser feito, que pode ser cirúrgico ou endovascular (uma espécie de cateterismo) ou conservador:
Como posso evitar o aparecimento de aneurismas?
- Cuide da sua pressão arterial;
- Monitore suas taxas de colesterol e triglicérides;
- NÃO FUME;
- Fique atento às dores inespecíficas pelo corpo;
- Pergunte para os membros da sua família sobre casos de aneurisma e faça sempre os exames preventivos com seu médico vascular.
Acompanhe mais sobre os aneurismas nas nossas próximas publicações do Blog da AngioLife.
Leia também:
• Agosto Azul Vermelho: mês de cuidados com a Saúde Vascular
Todos os Comentários