Sistema Linfático: Você conhece sua importância?

Conheça um pouco mais sobre o sistema linfático e quais doenças podem atingi-lo

Apesar de ser muito importante para o organismo, o Sistema Linfático nem sempre é lembrado pelas pessoas.

Responsável por limpar a circulação e retirar todas as impurezas do sangue, o sistema é formado por uma rede de vasos e órgãos cujo principal objetivo é filtrar a circulação sanguínea e reforçar o sistema imunológico, uma vez que ele colabora para a proteção contra vírus e bactérias.

Conheça o Sistema Linfático

Dentre as principais funções do sistema linfático está a remoção dos fluidos em excesso, o transporte de gordura para o sistema circulatório, a absorção de nutrientes e a produção de células imunes como os anticorpos.

Leia também: • Sistema circulatório: conheça a árvore da vida

Podemos dizer que sem um sistema linfático saudável, nosso corpo passa a ficar intoxicado, sem nutrientes e com resíduos metabólicos em excesso.

Como o sistema funciona?

O sangue passa por diversos lugares para se tornar limpo e todo esse processo faz parte do sistema linfático. Para entender melhor do que estamos falando é necessário saber o que é linfa e qual seu papel dentro do sistema.

Linfa é o nome dado ao líquido transparente e com composição parecida ao sangue, porém sem as hemácias e que circula pelos vasos sanguíneos e linfáticos a fim de recolher todas as impurezas presente no sangue.

Esse líquido passa por todos os vasos linfáticos presentes no corpo juntando as impurezas, no final do processo ele é filtrado por outra parte do sistema, os chamados linfonodos, os quais retiram todos os componentes nocivos e acionam o sistema imunológico para combater vírus e infecções. Após a filtragem, a linfa é novamente lançada no sangue para recomeçar o processo.

Entenda o que é o sistema linfático

Os vasos linfáticos transportam a linfa no corpo, rede de vasos linfáticos que fazem parte do sistema imunológico do corpo humano

Doença Linfáticas: Quais são as mais comuns?

Assim como qualquer outra parte do corpo, o sistema linfático também é agredido por algumas doenças, as quais interferem em todo o processo de limpeza e defesa do organismo. Dentre elas estão o Linfedema, a Linfangite e o Linfoma. Abaixo falamos um pouco mais sobre elas:

Linfedema: é uma doença crônica e que tem como principal característica o acúmulo de líquido principalmente nas pernas e braços. Existem dois tipos da doença, sendo o Linfedema secundário o mais comum. Geralmente ele é ocasionado por cirurgias, traumas ou infecções. O Linfedema primário é mais raro e geralmente de causa genética.

Leia também: • Terapia elástica e inelástica para o inchaço nas pernas

Linfangite: é uma inflamação nos vasos linfáticos ocasionada por lesões na pele como cortes e picada de insetos. Geralmente apresenta-se como uma estria irregular e de cor avermelhada, além de dor ao ser tocada. A causa mais comum da doença são infecções e pode vir acompanhada de sintomas extras como febre, mal-estar e dor de cabeça.

Linfoma: o linfoma é um tipo de câncer que afeta principalmente áreas como o baço e medula óssea. São linfócitos que sofrem alterações e podem se dividir de forma anormal e rápida por todo o corpo. Dentre os principais sintomas estão os gânglios aumentados.

A importância do diagnóstico e tratamento das doenças linfáticas

O sistema linfático saudável permite o aumento da qualidade de vida e traz bem estar as pessoas. Quando sintomas passam a aparecer, a visita ao médico é indispensável, afinal trata-se do principal sistema de defesa do nosso corpo.

Cada tipo de doença conta com um tratamento específico e somente o Angiologista poderá diagnosticar de forma adequada. O diagnóstico muitas vezes acontece através do exame clínico, porém de acordo com a gravidade do caso exames complementares são necessários.

O tratamento é individualizado e entre as principais formas estão a drenagem linfática e também alternativas de compressão externa. O tempo de tratamento varia de acordo com a gravidade do caso.

Leia também:

Benefícios da Drenagem Linfática que você precisa conhecer

Reduza as dores e o inchaço nas pernas com estas dicas